Expofruit, Comitê Gestor da Cajucultura do RN

JOSÉ LUIZ E ARICLÊNIO
JUVENTUDE NA AGRICULTURA FAMILIARMarcos Antonio M. da Silva - Pureza - RN e Ferananda A. C. Lagos - Touros - RN.
V ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR, HOTEL VILAOESTE - MOSSORÓ - RN - 10 JUN 2011.


JUVENTUDE NA AGRICULTURA FAMILIAR
 

Heriberto, José Luiz, Edson e Ariclênio da APABV RN - BEBIDA VELHA -PUREZA - RN.
É a renovação buscando a sustentabilidade da Agricultura Familiar.



Jovens de Canudos - Ceará Mirm - RN.

Inicio das palestras.
Palavras motivadoras, entusiastas que infelizamente contrastam com a realidade da zona rural, dificuldade de acesso ao crédito, acessoria técnica deificitária e ineficaz.


Seria utópico dizer que todos que ali estavam, representa a parte mais ativa da agricultura familiar, no entanto são grupos que apesar das dificuldades estão sempre a procura de alternativas para desenvolver os negócios na atividade agrícola familiar.


Alguns movimentos que estão irmandados com a agrucultua familiar não são lembrados num encontro tão importante, foram meramente lembrados, não tiveram uma importância relevante no encontro. A Economia Solidária, Agroecologia, Orgânicos, Bio-dinâmico entre outros. Mas como se trata de espaços de entitades governamentais, fica o protesto, vamos ouvir os movimentos que estão atuando na base, fazendo acontecer, dando resultados efetivos, apesar dos poucos recursos e um vendaval de dificuldades.

Junior e Marcos, atentos aos diálogos sobre a agricultura familiar.


Suzane.



INFELIZMENTE NÃO FICARAM PARA VER A EXPOFUIT.
Ainda não conseguimos organizar uma presença mais efetiva devido as dificuldades financeiras. Os parceiros viabilzam um pouco de contrapartida, os agricultores buscam complementar, mais ainda assim os recursos financeiros limitam muitas ações, até mesmo participar de um evento deste porte. INFELIZMENTE A MUITA PROPAGANDA PARA AÇÕES PONTUAIS, QUE NÃO ATENDE A DEMANDA.

Edson
APABV RN




COMITÊ GESTOR DA CAJUCULTURA DO RN - FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL e PARCEIROS.

AQUI TEMOS UM PROJETO DIFERENCIADO.
AQUI PROCURA-SE DISCUTIR AS DIFICULDADES.

AQUI PROCURAMOS OUVIR,
PROTESTAMOS,
PROPOMOS,
ASSUMIMOS ERROS,
ELOGIAMOS OS ACERTOS E REPLICAMOS.

APESAR DESSA INTERAÇÃO TODA NO GRUPO,
ENFRENTAMOS DIFICULDADES,
TEMOS PARCEIROS FORTES,

E POR VEZES ESBARRAMOS NO EXCESSO DO PRECIOSISMO E EGOS DE ENTIDADES, SEJAM DAS DE FOMENTO, DAS FINANCIADORAS, DAS DE ACESSORIA E DOS PRÓPRIOS BENEFICIÁRIOS, ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS.

PRECISAMOS DE MAIS EFETIVIDADE.
ACESSORIA DE QUALIDADE,
LEVANDO EM CONTA AS ESPECIFICIDADES DE CADA COLETIVO.

NÃO SE PODE GENERALIZAR, AS ESPECIFICIDADES EXISTEM, SÃO CULTURAIS, EDUCACIONAIS, O QUE DEVE SER ANALISADO. APESAR DO PROJETO SER PADRÃO, ALGUNS ACERTOS PRECISAM SER FEITOS.
O FATO MAIS POSITIVO DESSE PROJETO É O SEU CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO, A SUA PERMANENTE BUSCA POR INOVAÇÃO.
A FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL E PARCEIROS ESTÃO DE PARABÉNS.
NÓS DA APABV RN SOMOS INTEGRANTES E ENTUSIASTAS DO PROJETO CAJUCULTURA DO RN. SOMOS CRÍTICOS ATIVOS, QUANDO ERRAMOS E PRINCIPALMENTE NA SOLICITAÇÃO DE CORREÇÕES. SOMOS PARCEIROS NO COLETIVO E TRAÇAMOS NOSSAS METAS INTERNAS.
HOJE NOSSA MAIOR LUTA É JUSTAMENTE INTERNA, TEMOS UMA SITUAÇÃO DUAL.
NOSSOS ASSOCIADOS TEM PARTICIPADO POUCO DAS AÇÕES DA ASSOCIAÇÃO, NO ENTANTO, RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DA ENTIDADE NA COMUNIDADE. OUTRA DEFICIÊNCIA SÃO PESSOAS REALMENTE EMBUIDAS DO PRINCÍPIO DO ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO. TEMOS UM GRUPO QUE ESTÁ SOBRECARREGADO MAS QUE FAZ DE UM TUDO PARA QUE O NOME DA COMUNIDADE E DA ASSOCIAÇÃO SEJA ESCRITO NOS ESPAÇOS ONDE ATUAMOS. NOSSOS RESULTADOS APESAR DE TÍMIDOS, ESTÃO APARECENDO.


Posted by Picasa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV