REUNIÃO APABV/RN MAIO 2014



Aos dezessete (17) dias do mês de maio de 2014, as 19:00h, reuniram-se os associados/as da APABV, na Escola Municipal Maria do Livramento, comunidade de Bebida Velha, Pureza/RN. Dedé abriu a reunião, deu boas vindas a todos/as e chamou a todos para construírem a pauta a ser discutida e deliberada: 1 - Assuntos: # Sorteio de Brindes em homenagem as mães – Lucineide avisou que as mães presentes participariam de um sorteio 4 brindes doados pela presidente da APABV. # Projeto Minha Casa Minha Vida – Dedé falou que esteve no SENAR/FAERN e que o Tom disse que na quarta-feira liga para marcar o dia da reunião com os beneficiários de Bebida Velha. Também pediu para que todos/as fizessem todas as perguntas possíveis ao pessoal da FAERN no sentido de sanar todas as dúvidas;






 # Lei Municipal de Economia Solidária – Dedé fez uma explanação sobre a temática, o que é o que faz, e onde que nos situamos. Também falou sobre a forma de como se constrói e que a praticamos desde muito tempo. Se o Governo Federal e o Estadual investe na Economia Solidária porque não o municipal, então a necessidade de termos uma Lei Municipal de Economia Solidária via iniciativa popular e que o Marcos está com os formulários para a coleta de assinaturas, sendo necessário 5% do total do eleitorado de Pureza. Alguns distritos estarão apoiando com a coleta de assinaturas, ficou dito que não é uma iniciativa partidária. # Viveiro de Mudas – Rosenildo técnico agrícola que tem parceria com a APABV, expôs o trabalho que está sendo desenvolvido na área da Fábrica, com a retomada de produção de mudas de árvores frutíferas, nativas e hortaliças para o programa PNAE ou PAA. Rosenildo também disponibilizou mudas para serem doadas para os interessados da comunidade.  # Proposta de nova dinâmica para as reuniões da APABV – Rosenildo falou sobre as experiências que já viu em outras associações e que poderíamos adotar na APABV com o intuito de tornar mais participativa, mais alegres, mais dinâmicas nossas reuniões, onde a preocupação com o coletivo e com a comunidade fosse o foco, não somente o interesse individual. Assim, toda a diretoria e os associados/as buscariam parcerias com empreendimentos para sortear Consultas médica, odontológica, ferramentas, enfim, algo que proporcionasse bem estar aos associados/as.



# Fundo Rotativo Solidário – Rosenildo fez uma fala sobre o que é um fundo Rotativo Solidário, como se faz e o que ele pode proporcionar aos associados/as e a comunidade. Foi feita a apresentação de um Filme sobre o Fundo Rotativo Solidário, com a história desta iniciativa que se enquadra no movimento de Economia Solidária com finanças Solidária. Dedé falou sobre o Banco Solidário de São Miguel do Gostoso, da moeda Social “Gostoso” e com estas iniciativa fomentam o desenvolvimento local tendo a sociedade civil com protagonista na busca de soluções de seu problemas. Bastos deu o exemplo dos PNEUS que por um período eram vendidos em caixa de madeira, e que por motivo de quebra da embalagem de madeira, os pneus iam as lojas e voltavam para as fábricas. Então qual seria a solução para o PNEUS não mais retornarem por motivo de quebra da caixa de madeira, se questionavam as fábricas, que tinham enorme prejuízo com estas idas e vindas. Numa reunião, o zelador disse, olha pneu é de borracha, não quebra, não danifica, logo por que coloca-los em caixas de madeira? Bem a lógica da coisa é, nós e que temos a obrigação de solucionarmos nossos problemas, e nossas reuniões serve exatamente para buscarmos soluções e parceiros para nos ajudar nessas soluções, mas fundamentalmente, nós é que temos que sair da caixa. Dedé disse que está iniciativa é ponto da Economia Solidária, que prega a igualdade entre homens e mulheres, preservação ambiental, autogestão dos recursos pelos grupos, participação democráticas dos atores e atrizes que a constroem, valorização do trabalho da mulher, não utilização de trabalho infantil e a inclusão dos jovens nas discussões da comunidade. Rosenildo encerrou a apresentação com a proposição de iniciarmos a experiência sobre um fundo rotativo local. Dedé fez uma fala sobre a participação de todo/as até na solução de problemas de infraestrutura, como por exemplo, construção de mais calçamento para a rua principal de Bebida Velha, com projeto pelo RN Sustentável, por uma associação ou cooperativa, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade.



# Encaminhamento: Realizarmos um seminário sobre Economia Solidária na comunidade, ver parceria com professores/as da Escola municipal para cursos rápidos sobre o tema Economia Solidária. Para encerrarmos a reunião com chave de ouro, Lucineide organizou o sorteio dos brindes, tendo como ganhadoras as mães:

 



Dedé agradeceu a presença de todos e todas e tendo toda a pauta sido vencida, encerramos a reunião.



Lista dos presentes:Marcos Antonio Miguel da Silva, Andreize Nunes de Oliveira, Maria de Lurdes Fidelis, Ocileide Nascimento e Silva, Francisco de Assis dos Santos Cardoso, Lucineide Francisco Bandeira, Josias Gomes, Ivaneide Silva, Angélica Maria do Nascimento, Francineide Pereira da Silva, Damiana Daniele Francisca, Wilkênia da Silva Soares, Maria Vanuzia Inácio Soares, Sebastião Nunes da Cruz, Tiago Euzébio B. Cavalcante, Silvanete Adriele da Silva, Francisco Junio da Silva, Ruth Fidelis Nunes, José de Arimatéia Silva, Amanda Carvalho de Souza, Deilton Bezerra de Oliveira, Elizabete Maria da Cruz, Cleonice Ferreira de Souza, Jéssica Alane dos Santos de Andrade Oliveira, Vanessa Andrade, Ana Edileuza N. Brito, Eliete Dantas da Costa e Jucenilson Inácio Soares.   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV