REUNIÃO APABV 14 JANEIRO 2017

Reunião APABV JAN 2017

Aos quatorze (14) dias do mês de janeiro de 2017, associados/as da APABV, reuniram-se no TELECENTRO JOSÉ ALVES, na comunidade de Bebida Velha, Pureza/RN, para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta: 1- Informes: Seminário Regional de Finanças Solidárias em João Pessoa/PB, 01 à 03 de fev/17 e temos que enviar um(a) representante do BCP-Pureza. No consenso e diálogo entre os presentes na reunião, ficou indicado a Larissa de Carvalho Nunes. Arimatéia verá a possibilidade de levar mais pessoas caso os organizadores permitam. # O Planejamento da APABV para 2017 fica marcado para 25/01 às 19:00h no telecentro e 26/01 da 08:30h às 16:30 no Centro Pastoral Mª Anunciada, ao lado da Igreja Católica. # Arimatéia informou que os equipamentos referentes ao acompanhamento do Projeto ECOSOL RN a Empreendimentos de Economia Solidária, parceira da “SENAES-SETHAS” já estão sendo comprados, dentro da burocracia governamental, mas é um bom sinal. 
 

2- Assuntos: # Parceria para abertura da fábrica – Na reunião de nov/16 já havíamos tratado do assunto, até formado uma comissão para dialogar com os pretensos interessados, empresários (Zé Mário) para uma possível parceria, no sentido da utilização das instalações da unidade de beneficiamento de castanha. Entretanto, não houve retorno por parte do pretendente. Assim, fica deliberado uma nova conversa no sentido de se construir uma utilização daquela unidade. # Avaliação da inauguração do Banco Comunitário de Pureza – BCP. Por unanimidade, todos consideraram muito bom o evento de inauguração, desde a organização até a execução, com o êxito das ações. Entretanto, houve uma crítica por parte de alguns presentes quanto a organização no sentido de que as coisas ocorreram de última hora, causando tensão e nervosismo no grupo. Alice falou sobre a não execução de algumas tarefas no tempo previsto; Arimatéia salientou que todos e todas tinham razão, elogiou o trabalho com um todo, cada esforço das equipes, cada sacrifício e mais uma vez foi demonstrado muita solidariedade pelo grupo e pela comunidade. Contudo, ressaltou a importância de participação nos planejamentos que ocorreram e a disciplina de cumpri-lo no tempo combinado, o que deixaria todos (as) tranquilos. Infelizmente os estresses são parte de qualquer ação que envolva um coletivo. # Larissa e Angélica já estão dando expediente no Banco Comunitário da 8:00 às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, assim como prestando os serviços de empréstimos a que atender os critérios das finanças solidárias. O CAC – Comitê de Avaliação de Crédito, já tem cadastro para serem analisados e de forma extraordinária, com a presença de todos e todas, também com 3 membros do CAC, aprovaram-se o empréstimo para Francisco J. B. Alves, de forma extraordinária. As Agentes de Desenvolvimento Local – ADL, Angélica e Larissa farão os procedimentos do fornecimento do crédito ao beneficiário. # Política de Crédito do BCP (descrever a política de crédito); # As análises dos resultados do evento de inauguração do Banco, juntamente com a realização das rifas, tornaram possível acrescentar mais R$ 1.367,00 ao lastro do banco, para conversão em Cristalinas, já que o mesmo contava com recursos na ordem de R$ 3.000,00. Logo o lastro atual é de R$ 4.367,00. # O estatuto da APABV precisará de uma mudança para poder atender a legislação e poder fazer parceria com a Caixa Econômica Federal – CEF para tornar-se um correspondente bancário. Ceiça irá a CEF no mês de fevereiro verificar quais são os passos possíveis de tornar concreta a implantação de correspondente bancário. # Quanto a efetivação da circulação das moedas Cristalinas no comércio local, precisamos identificar os comerciantes que estão aderindo ao Sistema Cristalina: fazer os contratos com os/as empreendedores/as; fazer os banners que identifiquem que aquele comércio aceita a CRISTALINA. Larissa e Angélica ficam orientadas a executar o mais breve possível as assinaturas dos contratos. Foi feita a prestação de contas do Banco Comunitário de Pureza – BCP: R$ 650,00 ?; R$ 367,00 Rifas; R$ 300,00 doação da AACC (3 garrafas de whisky, vendidas a R$ 100,00 cada); R$ 50,00 doado por João Paulo Soares (agente do Projeto ECOSOL RN); 

                             









# Sorteio dos prêmios da Rifa: 1º prêmio – Panela Elétrica para arroz, ganhador Emanuel de Santa Luzia; 2º Prêmio – Torradeira elétrica, ganhadora Adriele Silvanete. Sem mais a tratar e todos os assuntos discutidos e encaminhados, encerrou-se a reunião com um boa noite a todas/os.

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