REUNIÃO DA APABV 08 SET 2018

O encontro mensal da APABV aconteceu no Telecentro Comunitário, no dia 08 de setembro de 2018.

 A abertura da reunião se deu as 19:30h com a construção da Pauta e o diálogo sobre os assuntos a serem discutidos.
 Larissa expôs como será a realização das oficinas do LabRural/UFRN, que tem a previsão de 15 participantes por oficina.  A oficina de AUDIOVISUAL, orientará como utilizar a web e suas ferramentas de comunicação eletrônica: mídias sociais (Facebook, Twitter, WhatsApp, Badoo, duo...etc), sexta-feira você terá a oportunidade de AMPLIAR seus conhecimentos para melhor comunicar suas realizações ou melhor captar informações. A Oficina de Agroecologia e Compostagem, orientará sobre como resgatar aquela horta de plantas medicinais, como se precaver de algumas dores, utilizando meios naturais, e que você mesmo produzi-se, reduzindo a ingestão de "remédio químicos sintéticos"... aproveitando seu quintal, num pequeno espaço?? é a oportunidade de criar qualidade para sua vida. O evento ocorrerá na SEXTA FEIRA 14/09, na comunidade de Bebida Velha em Pureza na residência do ELIANE/BASTOS e no TELECENTRO.

Sobre o programa de Negócio de Impacto Social - NIS/SEBRAE, a experiência do Banco Comunitário foi selecionada entre as dez que receberão capacitação (orientação/consultoria) em 4 áreas visando melhorar sob diversos aspectos: financeiro, marketing, jurídico e sustentabilidade. As oficinas ocorrerão em Natal no SEBRAE e da APABV terá: ELIETE e MARCOS como principais participantes. 


 Larissa, Marcos e Dedé socializaram informações e dados sobre a participação no encontro global de bancos comunitários de desenvolvimento ocorrido em Fortaleza/CE nos das 04, 05 e 06/09.
 Muitas palestras e apresentação de experiências que estão em desenvolvimento em todo o mundo.
O E-dinheiro foi muito debatido e teve oficina própria para proposições de sua melhoria.
 A comunidade foi debatida sob alguns aspectos:
 Uma das grandes preocupações é o rio devido sua intensa utilização para irrigação por agricultores familiares, principalmente nos km mais próximo a sua nascente. Os agricultores estão se utilizando de métodos (ilegais) para melhorar a captção dágua no leito do rio. 

 Algumas ações de sensibilização serão cobradas dos órgãos responsáveis no sentido de que o rio continue perene e tenha uma longa jornada de suprimento dágua a comunidade com a implementação de atitudes de preservação e conservação da natureza ao redor (mata ciliar; redução do assoreamento; repovoação da mata nativa próximo da nascente e melhor regime para a captação dágua. 
 A festa das crianças foi longamente debatida sob os aspectos de captação de recursos e também no quesito de organização e equipe para sua execução.
 O contexto político e econômico também foi debatido e dialogado entre os presentes, não dá pra ficar na neutralidade, se faz necessário uma atuação mais efetiva, buscando o apoio a candidatos que defendam e tenham em seus planos de governo, ações que beneficiem a população como um todos e as atividades produtivas, assim como a manutenção das políticas e programas sociais.
 O encerramento da reunião se deu com alguns encaminhamentos em três eixos principais. O detalhamento ficou por conta de Marcos Antonio Miguel da Silva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV