APABV - Um breve histórico



ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS DE BEBIDA VELHA - APABV
Rua Principal, s/n Povoado Bebida Velha – Zona rural de Pureza – RN. CEP. 59.582-000
CNPJ 09.255.733/0001-41/ INSC. EST 20.209.956-3/ INSC. MUNICIPAL 12.004

Este formulário é destinado às entidades que se inscreveram no 11º Edital para
Projetos de Responsabilidade Socioambiental

DADOS GERAIS:
Nome da entidade: Associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha – APABV
CNPJ: 09.255.733/0001-41
Responsável pela organização: Maria Conceição Bezerra Silva
CPF: 032.512.994-09
CARGO: Presidente
Responsável pelo projeto: Maria Aparecida Nogueira Marques
CPF: 056.777.734-09
CARGO: Coordenadora
Endereço da organização: Rua Principal, s/n Povoado Bebida Velha – Zona rural
CEP. 59.582-000    Cidade: Pureza – RN   Estado: Rio Grande do Norte – RN
Telefone: (84) 99125-7891
Referências Bancárias:
Banco: Banco do Brasil               Agencia:1042-1             Conta Corrente: 38.662-6
Titular da conta: Associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha - APABV
 
HISTÓRICO E OBJETIVOS

A associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha – APABV é uma organização de natureza jurídica, caracterizada Econômico Solidário de interesse privado e público municipal fundada em 09 de setembro de 2007 com atuação nas áreas de promoção do desenvolvimento local na produção da Agricultura e Aquicultura Familiar; ações sociais e garantia dos direitos de igualdade entre homens e mulheres e a inclusão das juventudes; ações ambientais por meio da transição da produção agroecológica e preservação de nascentes e rios; Economia Solidária no âmbito das finanças solidárias no que tange o fortalecimento da economia local, acesso a crédito no Banco Comunitário de Moeda Social; e inclusão digital por meio do Telecentro Digital na comunidade.
Desde 2007, a Associação atua na comunidade de Bebida Velha, onde já desenvolveu ao longo de sua caminhada atividades produtivas através de uma Unidade de Beneficiamento de Castanha de Caju; Viveiro de produção de mudas; Telecentro Digital com acesso à internet para a comunidade; promoção a educação por meio de cursos, palestras e seminários, projeto de promoção ao artesanato a partir  de capacitação nas modalidades de pintura, tecido, capacho de coqueiro, PET, pintura e adorno com pedras, construções com jornal, emborrachado EVA e palha da bananeira; projeto com quintais produtivos e preservação de nascentes e um projeto de economia solidária no âmbito das finanças solidárias por meio da implantação do Banco Comunitário de Moeda Social.
Associação tem por missão: atuar como agente de desenvolvimento local na comunidade de Bebida Velha, em defesa dos interesses dos/as associados/as e da coletividade, isoladamente ou em coparticipação com os poderes públicos e privados. A visão: Ser referência na promoção de políticas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os valores estão relacionados a trabalhar com ética e transparência; buscar a integração em defesa dos interesses coletivos; respeitar e valorizar o ser humano; defender e promover as questões relacionadas à preservação do meio ambiente.
Os projetos e ações desenvolvidas e executadas são através de parceiros e de recursos mobilizados localmente entre os associados/as e a comunidade.
Há 10 anos a APABV vem desenvolvendo práticas e ações de associativismo, cooperativismo, Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia e mais recente finanças solidárias através do banco comunitário solidário de Bebida Velha.
Os principais objetivos traçados pela Associação estão relacionados as linhas de atuação no campo da Agricultura Familiar; Aquicultura; Agroecologia; Economia Solidária; Educação e Responsabilidade Social.

·         Promover ações que fomentam o desenvolvimento econômico dos associados e associadas por meio da produção diversificada e de base agroecológica, gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar;
·         Fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura na comunidade de Bebida Velha por meio do incentivo à produção de peixe em tanques;
·         Viabilizar a comercialização da agricultura familiar por meio da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha – COOPABEV para os programas governamentais como PNAE, PAA e Compra Direta;
·         Incentivar a produção de alimentos livres de agrotóxicos para a promoção a soberania, segurança alimentar e nutricional das famílias;
·         Fortalecer as práticas das finanças solidárias por meio da atuação do Banco Comunitário de Moeda Social.
·         Promover atividades como cursos, oficinas e intercâmbios nas temáticas de Economia Solidária, Finanças Solidária, Agroecologia, Produção, Comercialização Governamental, preservação ambiental entre outros.

A associação conta no quadro social com profissionais formados em diferentes áreas do conhecimento como Administradores, Pedagogos; Gestora Ambiental, Técnico em Aquicultura, Técnico em Cooperativismo, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Técnico agrícola; Técnico em Agropecuária com capacidade para realizar a gestão de projetos pertinentes as atividades administrativa, financeira e de campo.
Assim como seu quadro técnico, a Associação dispõe de sede própria e estrutura com capacidade para desenvolver suas atividades como computadores; acesso à internet; impressora; câmera digital; mesas; cadeiras; estantes de aço; multimídia, ventiladores; bebedouro “gelaquá”.

EXPERIÊNCIA DA ENTIDADE

Há 12 anos a APABV tem atuado com ações e projetos fomentando o desenvolvimento para agricultores e agricultoras em comunidades rurais. A experiência se dá com a importante participação de diferentes parceiros.

PROJETO
PERÍODO
ÁREA
PÚBLICO
FINANCIADOR
PARCEIROS
Viveiro de mudas
2009-2019
Ambiental
Agricultura Familiar
Agricultores e agricultoras Familiares
Fundação Banco do Brasil
EMPARN
Resultados Alcançados
Implantação de um Viveiro de Mudas que visa a renovação dos pomares e reflorestamento com plantas frutíferas, nativas e ornamentais para a preservação da flora.
Criação de Peixe em tanques escavados
2010-2019
Produção
Agricultura Familiar
Agricultores Familiares
Arco Mato Grande/UFRN
MPA
Resultados Alcançados
Promove a geração de trabalho e renda a partir do aproveitamento do potencial de água existente no lençol freático e a disponibilidade de terra, a caatinga “tabuleiro” proporcionando alimento de qualidade.
Telecentro Comunitário
2010-2019
Inclusão Digital
Associados e Comunidade
Telebrás/Gesac
COEP
Resultados Alcançados
Implantação de um Telecentro com computadores e acesso à internet para a inclusão digital 
Banco Comunitário Fontes de Desenvolvimento de Pureza
2016 à 2019
Economia Solidária – Finanças Solidária
Comunidade de Bebida Velha
SENAES/MTE/
ITES
ITES/UFBA
PROJETO ECOSOL/SETHAS
Resultados Alcançados
Implantação de um Banco Social para promover a inclusão financeira por meio de crédito e moeda social (Cristalina) na comunidade de Bebida Velha
ÉCOM.VC
Novembro 2016 à março 2017
Agricultura Familiar; Agroecologia; Preservação ambiental
Agricultores e agricultoras dos municípios de Pedro Avelino e Lajes/RN
ENGIE BRASIL ENERGIA S.A - BNDES

Resultados Alcançados
Implantação 05 quintais produtivos, proteção de nascentes e capacitações a respeito de manejo produtivo do solo (agroecologia), comercialização agrícola (agricultura familiar), gestão de propriedade rural, preservação/proteção de nascentes com arborização e gerenciamento de recursos hídricos (GRH) nos munícipios de Pedro Avelino e Lajes situados no Estado do Rio Grande do Norte - RN.
Ração a base de caju
2012-2013
Produção
Agricultores Familiares
EMPARN
Fundação Banco do Brasil
Resultados Alcançados
Permitiu a aprendizagem a agricultores e agricultoras para o aproveitamento do pedúnculo para fabricação de ração animal com baixo custo de produção mantendo o nível proteico.
Unidade de Beneficiamento de Castanha de Caju
2009-2013
Produção
Associados e comunidade e Territórios
Fundação Banco do Brasil
CONAB,
SEBRAE
EMPARN,
EMBRAPA,
BANCO DO BRASIL
Resultados Alcançados
Geração de trabalho e renda a partir do aproveitamento da castanha de caju de agricultores e agricultoras do Território do Mato Grande e Territórios adjacentes.
Artesanato com Fibra de bananeira
2010
Agricultura Familiar
Economia Solidária
Artesanato
Filhos de Associados e Comunidade
BNB

Resultados Alcançados
Jovens capacitados para trabalhar na perspectiva do aproveitamento de materiais para a produção de artesanato com: Fibra de bananeira, aproveitamento de jornal, garrafas PET, pintura em tecido.








Abr. 2019. Por Maria Conceição Bezerra. Associada presidenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[fpecosol] RESULTADO FINAL DA CHAMADA PÚBLICA 04/2012 SENAES

Bancos Comunitários e Moedas Sociais no RN

COOPABEV - Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha.