APABV - Um breve histórico



ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS DE BEBIDA VELHA - APABV
Rua Principal, s/n Povoado Bebida Velha – Zona rural de Pureza – RN. CEP. 59.582-000
CNPJ 09.255.733/0001-41/ INSC. EST 20.209.956-3/ INSC. MUNICIPAL 12.004

Este formulário é destinado às entidades que se inscreveram no 11º Edital para
Projetos de Responsabilidade Socioambiental

DADOS GERAIS:
Nome da entidade: Associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha – APABV
CNPJ: 09.255.733/0001-41
Responsável pela organização: Maria Conceição Bezerra Silva
CPF: 032.512.994-09
CARGO: Presidente
Responsável pelo projeto: Maria Aparecida Nogueira Marques
CPF: 056.777.734-09
CARGO: Coordenadora
Endereço da organização: Rua Principal, s/n Povoado Bebida Velha – Zona rural
CEP. 59.582-000    Cidade: Pureza – RN   Estado: Rio Grande do Norte – RN
Telefone: (84) 99125-7891
Referências Bancárias:
Banco: Banco do Brasil               Agencia:1042-1             Conta Corrente: 38.662-6
Titular da conta: Associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha - APABV
 
HISTÓRICO E OBJETIVOS

A associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha – APABV é uma organização de natureza jurídica, caracterizada Econômico Solidário de interesse privado e público municipal fundada em 09 de setembro de 2007 com atuação nas áreas de promoção do desenvolvimento local na produção da Agricultura e Aquicultura Familiar; ações sociais e garantia dos direitos de igualdade entre homens e mulheres e a inclusão das juventudes; ações ambientais por meio da transição da produção agroecológica e preservação de nascentes e rios; Economia Solidária no âmbito das finanças solidárias no que tange o fortalecimento da economia local, acesso a crédito no Banco Comunitário de Moeda Social; e inclusão digital por meio do Telecentro Digital na comunidade.
Desde 2007, a Associação atua na comunidade de Bebida Velha, onde já desenvolveu ao longo de sua caminhada atividades produtivas através de uma Unidade de Beneficiamento de Castanha de Caju; Viveiro de produção de mudas; Telecentro Digital com acesso à internet para a comunidade; promoção a educação por meio de cursos, palestras e seminários, projeto de promoção ao artesanato a partir  de capacitação nas modalidades de pintura, tecido, capacho de coqueiro, PET, pintura e adorno com pedras, construções com jornal, emborrachado EVA e palha da bananeira; projeto com quintais produtivos e preservação de nascentes e um projeto de economia solidária no âmbito das finanças solidárias por meio da implantação do Banco Comunitário de Moeda Social.
Associação tem por missão: atuar como agente de desenvolvimento local na comunidade de Bebida Velha, em defesa dos interesses dos/as associados/as e da coletividade, isoladamente ou em coparticipação com os poderes públicos e privados. A visão: Ser referência na promoção de políticas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os valores estão relacionados a trabalhar com ética e transparência; buscar a integração em defesa dos interesses coletivos; respeitar e valorizar o ser humano; defender e promover as questões relacionadas à preservação do meio ambiente.
Os projetos e ações desenvolvidas e executadas são através de parceiros e de recursos mobilizados localmente entre os associados/as e a comunidade.
Há 10 anos a APABV vem desenvolvendo práticas e ações de associativismo, cooperativismo, Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia e mais recente finanças solidárias através do banco comunitário solidário de Bebida Velha.
Os principais objetivos traçados pela Associação estão relacionados as linhas de atuação no campo da Agricultura Familiar; Aquicultura; Agroecologia; Economia Solidária; Educação e Responsabilidade Social.

·         Promover ações que fomentam o desenvolvimento econômico dos associados e associadas por meio da produção diversificada e de base agroecológica, gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar;
·         Fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura na comunidade de Bebida Velha por meio do incentivo à produção de peixe em tanques;
·         Viabilizar a comercialização da agricultura familiar por meio da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha – COOPABEV para os programas governamentais como PNAE, PAA e Compra Direta;
·         Incentivar a produção de alimentos livres de agrotóxicos para a promoção a soberania, segurança alimentar e nutricional das famílias;
·         Fortalecer as práticas das finanças solidárias por meio da atuação do Banco Comunitário de Moeda Social.
·         Promover atividades como cursos, oficinas e intercâmbios nas temáticas de Economia Solidária, Finanças Solidária, Agroecologia, Produção, Comercialização Governamental, preservação ambiental entre outros.

A associação conta no quadro social com profissionais formados em diferentes áreas do conhecimento como Administradores, Pedagogos; Gestora Ambiental, Técnico em Aquicultura, Técnico em Cooperativismo, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Técnico agrícola; Técnico em Agropecuária com capacidade para realizar a gestão de projetos pertinentes as atividades administrativa, financeira e de campo.
Assim como seu quadro técnico, a Associação dispõe de sede própria e estrutura com capacidade para desenvolver suas atividades como computadores; acesso à internet; impressora; câmera digital; mesas; cadeiras; estantes de aço; multimídia, ventiladores; bebedouro “gelaquá”.

EXPERIÊNCIA DA ENTIDADE

Há 12 anos a APABV tem atuado com ações e projetos fomentando o desenvolvimento para agricultores e agricultoras em comunidades rurais. A experiência se dá com a importante participação de diferentes parceiros.

PROJETO
PERÍODO
ÁREA
PÚBLICO
FINANCIADOR
PARCEIROS
Viveiro de mudas
2009-2019
Ambiental
Agricultura Familiar
Agricultores e agricultoras Familiares
Fundação Banco do Brasil
EMPARN
Resultados Alcançados
Implantação de um Viveiro de Mudas que visa a renovação dos pomares e reflorestamento com plantas frutíferas, nativas e ornamentais para a preservação da flora.
Criação de Peixe em tanques escavados
2010-2019
Produção
Agricultura Familiar
Agricultores Familiares
Arco Mato Grande/UFRN
MPA
Resultados Alcançados
Promove a geração de trabalho e renda a partir do aproveitamento do potencial de água existente no lençol freático e a disponibilidade de terra, a caatinga “tabuleiro” proporcionando alimento de qualidade.
Telecentro Comunitário
2010-2019
Inclusão Digital
Associados e Comunidade
Telebrás/Gesac
COEP
Resultados Alcançados
Implantação de um Telecentro com computadores e acesso à internet para a inclusão digital 
Banco Comunitário Fontes de Desenvolvimento de Pureza
2016 à 2019
Economia Solidária – Finanças Solidária
Comunidade de Bebida Velha
SENAES/MTE/
ITES
ITES/UFBA
PROJETO ECOSOL/SETHAS
Resultados Alcançados
Implantação de um Banco Social para promover a inclusão financeira por meio de crédito e moeda social (Cristalina) na comunidade de Bebida Velha
ÉCOM.VC
Novembro 2016 à março 2017
Agricultura Familiar; Agroecologia; Preservação ambiental
Agricultores e agricultoras dos municípios de Pedro Avelino e Lajes/RN
ENGIE BRASIL ENERGIA S.A - BNDES

Resultados Alcançados
Implantação 05 quintais produtivos, proteção de nascentes e capacitações a respeito de manejo produtivo do solo (agroecologia), comercialização agrícola (agricultura familiar), gestão de propriedade rural, preservação/proteção de nascentes com arborização e gerenciamento de recursos hídricos (GRH) nos munícipios de Pedro Avelino e Lajes situados no Estado do Rio Grande do Norte - RN.
Ração a base de caju
2012-2013
Produção
Agricultores Familiares
EMPARN
Fundação Banco do Brasil
Resultados Alcançados
Permitiu a aprendizagem a agricultores e agricultoras para o aproveitamento do pedúnculo para fabricação de ração animal com baixo custo de produção mantendo o nível proteico.
Unidade de Beneficiamento de Castanha de Caju
2009-2013
Produção
Associados e comunidade e Territórios
Fundação Banco do Brasil
CONAB,
SEBRAE
EMPARN,
EMBRAPA,
BANCO DO BRASIL
Resultados Alcançados
Geração de trabalho e renda a partir do aproveitamento da castanha de caju de agricultores e agricultoras do Território do Mato Grande e Territórios adjacentes.
Artesanato com Fibra de bananeira
2010
Agricultura Familiar
Economia Solidária
Artesanato
Filhos de Associados e Comunidade
BNB

Resultados Alcançados
Jovens capacitados para trabalhar na perspectiva do aproveitamento de materiais para a produção de artesanato com: Fibra de bananeira, aproveitamento de jornal, garrafas PET, pintura em tecido.








Abr. 2019. Por Maria Conceição Bezerra. Associada presidenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV