CURSO TECNICO EM COOPERATIVISMO

8.1- Matriz Curricular

- Módulo I: contempla as disciplinas Introdução ao cooperativismo e à
pesquisa, redação técnica, legislação e tributação e economia regional, as
quais oferecem uma fundamentação filosófica e legal para constituição de
cooperativas, bem como, uma visão sobre o seu papel no contexto da
economia nacional, regional e local.

- Módulo II: contempla as disciplinas que dão suporte técnico para a prática de
uma gestão competente em suas diferentes dimensões (recurso financeiro/
contábil, recursos humanos, recursos materiais, comercialização etc.). Engloba
a administração, finanças e as operações realizadas pelas cooperativas.

- Módulo III: contempla as disciplinas de planejamento e de controle do
negócio cooperativo, adaptando ferramentas informacionais e software às
necessidades e realidades das diferentes cooperativas. Além dos conteúdos de
informática e planejamento do negócio, contará com a orientação do trabalho
de conclusão de curso ou mesmo de estágio supervisionado.

Quadro 2 – MATRIZ CURRICULAR
Módulo I
Disciplina Carga horária
  • Introdução ao cooperativismo 90
  • E-Tec e EAD 30
  • Introdução à pesquisa 30
  • Legislação e tributação das cooperativas 60
  • Economia Regional 60
  • Redação Técnica 30
  • Total do módulo 300 horas/aula
  • Fundamentos da Administração 120
Módulo II
Disciplina Carga horária 
  • Operações de cooperativas 120
  • Fundamentos das finanças e contabilidade 120
Total do módulo 360 horas/aula
 
Módulo III
Disciplina Carga horária
  • Informática básica 120
  • Plano de Negócio 120
  • TCC 120
Total do módulo 360 horas/aulas
Total do curso 1020 horas/aula

8.2 - Disciplinas e ementas
Introdução ao Cooperativismo – 90 horas
Ementa: Origens e evolução do pensamento cooperativista: dos precursores e
dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Democracia, participação e
primazia do trabalho sobre o capital. A economia solidária. Conceito de
cooperativa. Cooperativismo no contexto econômico e social brasileiro. Dilemas
do cooperativismo na economia de mercado. Tendências do cooperativismo
contemporâneo. Princípios e valores do cooperativismo. A dimensão
econômica e social da empresa cooperativa. Diferenças entre associação,
cooperativa e empresas convencionais. Tipos de cooperativas. As relações
sociais nas organizações autogestionárias.
Objetivo Geral: Discutir o cooperativismo como forma de organização social e
econômica baseada em valores e princípios de equidade, democracia,
participação, ética, justiça e cooperação, cujo maior valor é o trabalho humano
e não o lucro.
Bibliografia:
RIOS, G. Sá Leitão. O que é cooperativismo. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SINGER, Paul; SOUZA, André de Souza. (Org.). A economia solidária no
Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. 2a Ed. São Paulo:
Contexto, 2003.
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SORBILLE, Reynaldo N. A autogestão e o desafio da viabilidade econômica.
In: PONTE JÚNIOR, Osmar de Sá. (Org.). Mudanças no mundo do trabalho:
cooperativismo e autogestão. Fortaleza: Expressão, 2000.p 127-140.
Economia Regional – 60 horas
Ementa: Ciência econômica: conceito e objeto de estudo. Mudanças no mundo
do trabalho. Processo de modernização da agricultura e seus reflexos no
espaço rural nordestino. Setores e atividades econômicas em expansão no
Nordeste e no RN (apicultura, cajucultura, piscicultura, produção orgânica etc.).
O cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social.
Oportunidades para a criação de cooperativas urbanas e rurais. Políticas
públicas de fomento ao associativismo/cooperativismo.
Objetivo Geral: Discutir o quadro geral da economia regional e o
cooperativismo nesse contexto, em especial, no meio rural potiguar, bem como
o seu papel para acessar as políticas públicas.
Bibliografia:
ARAÚJO, Denilson da S. Dinâmica Econômica, Urbanização e Metropolização
no Rio Grande do Norte (1940-2006). Campinas. Tese de doutorado do
Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, 2009.
DELGADO, N. G. Papel e lugar do rural no desenvolvimento nacional. Brasília:
IICA/MDA, fev. de 2009.
FERREIRA, Nildete M.C. Cooperativismo sob a ótica da economia solidária e
popular: algumas evidências no meio rural potiguar. Tese de doutorado
PPGSC/UFRN. Natal, 2010.
Introdução a pesquisa – 30 horas
Ementa – O conhecimento científico. A pesquisa científica. Projeto de
pesquisa. Elementos de um projeto de pesquisa. Metodologia do estudo. Plano
orçamentário do projeto. Coleta de dados. Interpretação. Relatório de pesquisa.
Objetivo Geral: Fornecer ao aluno noções básicas sobre o trabalho cientifico,
possibilitar o conhecimento e compreensão dos conceitos e condições para
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realizar trabalhos de pesquisa acadêmica e apresentar resultados dentro das
normas vigentes da ABNT.
Bibliografia:
BARROS, Aidil de Jesus P.B.; LEHFELD, Neide A. de S. Projeto de Pesquisa:
propostas metodológicas. Petrópolis: Editora Vozes, 1988.
Aspectos legais e tributários das cooperativas – 60 horas
Ementa - Estudo da legislação brasileira no campo das sociedades
cooperativas (Lei 5.764/71). Regime tributário e trabalhista da sociedade
cooperativa. Procedimentos de estruturação de uma cooperativa: estatuto
(conteúdo básico) e registro. Ato cooperativo e não-cooperativo.
Responsabilidades da cooperativa e dos cooperados em relação a terceiros.
Extinção, fusão e liquidação das cooperativas.
Objetivo Geral: Adquirir conhecimentos específicos sobre os
empreendimentos cooperativos no que diz respeito à tributação e legislação.
Referências:
BULGARELLI, Waldírio. Regime Jurídico das Sociedades Cooperativas. São
Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1965.
YOUNG, Lúcia H.B. Sociedades cooperativas. Editora Juruá, 2006.
2- LEI 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971 – Presidência da
República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos: Define a Define a
Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades
cooperativas, e dá outras providências.
Português instrumental – 30 horas
Ementa: Estudo, compreensão e produção de textual de documentos oficiais.
Tipologias de textos oficiais. Normatização de textos técnicos (ofício, edital, ata,
recibo, etc.).
Objetivo geral: Ampliar a competência lingüística do discente, principalmente
na modalidade escrita, para se expressar com eficácia na sua profissão.
Bibliografia:
FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação.São Paulo: ativa,
2000.
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E-Tec e EAD - 30 horas
Ementa: Informação sobre a plataforma do curso na modalidade EAD.
Objetivo Geral: Introduzir o discente no uso da plataforma do curso a fim de
otimizar todos os seus recursos no processo de ensino-aprendizagem.
Fundamentos da administração – 120 horas
Ementa: Conceitos fundamentais na Administração. Áreas da administração.
Tipologias: Gestão privada e gestão social. Modelo de gestão das
cooperativas: planejamento, organização, direção e avaliação. Análise dos
fatores externos e internos de influência na atividade cooperativa. Principais
problemas de gestão das cooperativas. O processo de planejamento: da
produção de matéria-prima, transformação e comercialização. Estrutura
organizacional e tipos de direção. Processo de tomada de decisão e forma de
participação dos cooperados e dos colaboradores contratados.
Objetivo Geral: Possibilitar ao discente desenvolver a sua capacidade de
atuação nos processos administrativos mais geral observando-se às
particularidades dos empreendimentos cooperativos.
Bibliografia:
OLIVEIRA, Djalma de Pinho R. de. Manual de Gestão das cooperativas: uma
abordagem prática. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
SOUZA FILHO, Hildo Meirelles de: Gestão integrada da agricultura familiar.
São Carlo: EdUFSC, 2009.
BATALHA, Mário O, (Coord.) Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2001.
Operações das cooperativas – 120 horas
Ementa- Canais de comercialização: mercados varejistas, institucionais e
alternativos. Custos da comercialização. Administração de marketing de
cooperativas: planejamento, organização, direção e controle da área comercial.
Instrumentos de marketing e atividade de comercialização: estratégias de
desenvolvimento, divulgação e distribuição. Desenvolvimento de projetos de
marcas e produtos. Conceitos básicos de qualidade de produtos e/ou serviços.
Contratos. Fornecedores e clientes.

Objetivo geral : Desenvolver operações que possibilitem abrir canais de
comercialização e alavancar o negócio cooperativo com foco na qualidade do
produto/serviço, na satisfação dos clientes e nas necessidades dos
cooperados.
Bibliografia:
FRARE, Ana Paula et al. Princípios básicos para a comercialização de produto
e serviços de cooperativas e associações. Rio de Janeiro: DP &A/Fase, 2001.
BATALHA, Mário O. (Coord.) Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2001.
Fundamentos de contabilidade e finanças - 120 horas
Ementa: Objetivos e funções da gestão financeira. Contabilidade gerencial
tradicional versus gestão estratégica de custos. Princípios fundamentais de
contabilidade (noções). Demonstrativos contábeis. Estrutura e conteúdo das
demonstrações contábeis. O sistema de Custeio Baseado em Atividades -
custeio ABC. Bases de competitividade – Classificação e Análise de custos,
economia da integração, fixação de preços e distribuição das sobras. Políticas
de crédito e cobrança. Avaliação da necessidade de capital de giro. Fluxo de
caixa. Fontes de financiamentos. Investimento de capital. Estrutura de capital.
Custo de capital.
Auditoria.

Objetivo Geral: Desenvolver habilidades para registrar operações rotineiras e
para analisar os custos operacionais a fim de contribuir para o processo de
tomada de decisão da empresa cooperativa.
Bibliografia
FERRONATO, Airto João. Gestão Contábil-Financeira de micro e pequenas
empresas: sobrevivência e sustentabilidade. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
LEONE, George S.G. Custos: planejamento, implantação e controle. São
Paulo: Atlas, 1996.
QUEIROZ, Timóteo R.; BATALHA, Mário O. Gestão de custos na agricultura
familiar. In: Gestão Integrada da agricultura familiar. São Carlos: EdUFSC,
2009.

Plano de negócio – 120 horas
Ementa - Caracterização da empresa. Conceitos iniciais. Estrutura e etapas do
projeto. Localização. Escala de produção. Viabilidades do projeto. Informações
sobre o mercado. Estratégias e metas. Determinação e cálculo de custos e
receitas. Fontes e usos dos recursos. Acompanhamento e controle.

Objetivo Geral: Conhecer as etapas e processos para elaboração de projetos
de constituição de cooperativas com base na viabilidade técnica, social e
econômica.
Bibliografia:
SALLES, Ricardo Henrique. Plano de negócios para cooperativas e
associações. Rio de Janeiro; DP&A/Fase, 2001.
FRARE, Ana Paula et al. Princípios básicos para a comercialização de produto
e serviços de cooperativas e associações. Rio de Janeiro: DP &A/Fase, 2001.
TENÓRIO, Guilherme ET AL. Elaboração de projetos comunitários: abordagem
prática. São Paulo: edições Loyola, 1995.
Informática – 120 horas

Ementa – Conceito de Hardware e Softwares. Utilização da informática básica
nos empreendimentos cooperativos (editor de texto, planilhas, etc.). Conceitos
básicos de informática, serviços e funções de sistemas operacionais. Serviços
e funções do sistema aplicativo Microsoft Excel e do Microsoft Word, utilizando
suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação e
outras. A internet. Construção de blogs para divulgação da cooperativa.
Objetivo Geral: Conhecer os conceitos básicos da área de informática,
serviços e funções de aplicabilidade, possibilitando o discente o uso do
computador e da informática como ferramentas para auxiliar a sua atividade
profissional, como técnico em Cooperativismo.
Bibliografia:
COX. Joyce, PREPPERNAU, Joan. Microsoft Office 2007. Passo a passo.
2007, Bookman.
FRYE, Curtis. Microsoft Office Excel 2007. Passo a passo. @007. Bookman.
TCC – 120 horas – Nessa etapa final do curso o discente terá a oportunidade
de elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC orientado pelo Tutor. O

TCC é mais um componente curricular obrigatório do Curso e, igualmente,
imprescindível na articulação entre teoria e prática. Consistirá de uma proposta
de constituição de uma cooperativa, no qual o (a) autor(a) enfocará uma
abordagem histórica e reflexiva do cooperativismo e os processos de
elaboração do negócio cooperativo. O texto será orientado por um tutor do
Curso e obedecerá, quanto à sua elaboração, às normas da ABNT para estes
fins.

Objetivo Geral : Aplicar e articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas
diferentes disciplinas do curso técnico em Cooperativismo, na elaboração de
um projeto de constituição de cooperativa.
9-Critérios de aproveitamento de conhecimentos e experiências
anteriores

A LDB em seu artigo 41 diz: “O conhecimento adquirido na educação
profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação,
reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.”
Em vista disto este projeto prevê tanto o aproveitamento de estudos quanto
a certificação de conhecimentos e experiências anteriores. Sendo o
aproveitamento de estudos a possibilidade de aproveitamento de disciplinas
cursadas em outro curso, desde que ambas tenham uma relação direta de
equivalência de conteúdos de no mínimo 75%. Para tanto o discente deve
requerer o aproveitamento anexando comprovação oficial de já ter cursado os
conteúdos equivalentes. Já a certificação de conhecimentos e experiências já
vivenciadas, inclusive fora do ambiente escolar, poderá ser requerida pelo
discente que será submetido a processo de avaliação compatível com a
disciplina que está sendo pedida a dispensa. Ou seja, se comprovar que atua
ou trabalha diretamente em uma cooperativa, a sua experiência deverá ser
contabilizada na metade do tempo de Estágio Supervisionado, ou seja, 80
horas.

10- Critérios de avaliação de aprendizagem
Neste projeto assumimos que a avaliação é um processo contínuo e
cumulativo. Nela são contempladas as funções diagnóstica, formativa e
somativa do processo ensino-aprendizagem, as quais devem ser utilizadas
como princípios orientadores para auxiliar o discente a compreender o seu grau
de amadurecimento em seu processo de formação, as suas dificuldades,
conquistas e possibilidades. Ou seja, proporcionar aos alunos a possibilidade
de manifestação dos conhecimentos produzidos, das condutas, competências
e habilidades desenvolvidas, para atingir os objetivos do Curso. Igualmente,
deve funcionar como instrumento colaborador na verificação da aprendizagem,
levando em consideração o predomínio dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos.

A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem
como instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem,
contemplando os seguintes aspectos:
 Adoção de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa;
 Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;
 Inclusão de atividades contextualizadas;
 Manutenção de diálogo permanente com o aluno;
 Consenso entre estudantes e professores dos critérios de avaliação a
serem adotados e cumprimento do estabelecido;
 Adoção de procedimentos didático-pedagógicos visando à melhoria
contínua da aprendizagem;
 Discussão dos resultados obtidos pelos discentes nas atividades
desenvolvidas; e
 Observação das características dos discentes, seus conhecimentos
prévios integrando-os aos saberes sistematizados do curso,
consolidando o perfil do trabalhador-cidadão, com vistas à construção do
saber escolar.

A avaliação do desempenho é feita por disciplinas, considerando aspectos
de assiduidade e aproveitamento, conforme as diretrizes da LDB Lei nº
9.394/96. A assiduidade diz respeito à freqüência aos encontros presenciais e
a participação nas atividades à distância propostas pelos tutores/professores.
O aproveitamento escolar é avaliado através de acompanhamento contínuo
dos discentes e dos resultados por eles obtidos nas atividades avaliativas. Os
valores de assiduidade mínima e de aproveitamento mínimos necessários à
aprovação serão definidos pelos regulamentos internos da EAJ.

11- Recursos humanos
O corpo docente do curso será formado por professores da EAJ/UFRN e de
outras instituições de ensino técnico, devidamente capacitados para atuar na
modalidade EAD.

1.1. Pessoal de Gestão Acadêmica e Administrativa
 Um Coordenador do curso técnico em Cooperativismo da E-tec.
Responsável por acompanhar e avaliar todo o processo de execução do curso
e um Coordenador- adjunto que auxiliará o coordenador e o substituirá em seu
impedimento.

1.2. Tutoria
 Um Coordenador de Tutor à distância para cada Pólo presencial
Prepara, orienta e acompanha a execução de atividades na plataforma de
execução do curso;
Prepara e corrige as atividades de avaliação das disciplinas.
 Um Tutor presencial por Pólo para cada grupo de 25 discentes, no total de
cinco tutores presenciais.
Para acompanhar o aluno nas atividades da plataforma e nos momentos
presenciais em suas atividades de ensino, motivando-o e facilitando o processo
de aprendizagem.

 Um professor pesquisador, na disciplina de Fundamentos de Finanças e
Contabilidade.
 Dois professores conteúdistas, para organizar os conteúdos de
diferentes disciplinas.

12-Recursos materiais
Denominação
Note-books para o coordenador de cada Pólo
Impressora para cada Pólo
Câmara fotográfica*
Filmadora*
Pastas plásticas
Pen-drive para todos os tutores e coordenação
Livros
* Itens destinados à coordenação geral do E-Tec

13-Pólos de Apoio Presencial
O edital da Etec-Brasil definiu o Pólo de apoio presencial como sendo
“estrutura para a execução descentralizada de algumas das funções didáticoadministrativas
do curso, consórcio, rede ou sistema de educação à distância,
geralmente organizada com o concurso de diversas instituições, bem como
com o apoio dos governos municipais e estaduais”. Isso corresponde,
fundamentalmente, a um local estruturado, de modo a atender adequadamente
os estudantes de cursos à distância. A partir da articulação com o governo
estadual, municipal e com as organizações não governamentais (cooperativas,
conselhos, associações), que disponham de estações digitais adequadas, será
disponibilizado aos alunos do curso de Técnico em Cooperativismo, na
modalidade à distância, o Pólo de Apoio Presencial - local onde acontecerão
algumas atividades técnicas pedagógicas do curso e de apoio ao discente. O
Pólo contará com laboratório de informática com quantidade de computadores

suficiente para os discentes acessarem a plataforma na Internet de execução e
acompanhamento do curso. Além dos computadores o laboratório deverá
possuir equipamento projetor multimídia para auxiliar os tutores nos momentos
presenciais. Propomos, ainda, a criação de cinco Pólos: um em Apodí,
atendendo o Território Sertão de Apodí; um em Ceará-Mirim, no território de
Mato Grande, um em Vera Cruz, um em Macaíba, um em Natal, cobrindo a
região metropolitana do Grande Natal, e um em Caicó, atendendo o Território
do Seridó. Justificam-se a escolha desses Pólos pelo número e diversidades de
formas associativas (grupos informais, associações e cooperativas) existentes
e pelo grau de envolvimento da população nas respectivas associações. Essas
organizações tem tido um papel importante na comercialização de produtos
agropecuários e artesanais (mel de abelha, amêndoas de caju, bordados,
bonés etc.) e, portanto, requerem pessoas qualificadas para gerir ou
assessorá-las, bem como para atuarem na motivação e construção de novas
associações e cooperativas.

Já a Escola Agrícola de Jundiaí funcionará como Pólo gestor e de apoio
acadêmico. Dispondo de infra-estrutura de laboratórios e espaços específicos
para realização de atividades didáticas que em determinados momentos
deverão ocorrer de modo presencial na EAJ.
Nos outros Pólos, serão contactadas as instituições governamentais
(prefeituras e estado) e organizações de caráter não governamentais
(cooperativas) para garantir os espaços necessários ao funcionamento
presencial do Curso.

14- Infra-estrutura do E-tec na EAJ
A EAJ disponibiliza a seguinte infra-estrutura de laboratórios e espaços
acadêmicos para atividades do curso técnico em Informática do programa Etec:
 Um Laboratório de computadores com 20 computadores, uma
impressora Laser, um Scanner e acesso a Internet em todos os
computadores através de rede local.

 Uma sala de aula teórica (mini-auditório).
 Uma biblioteca com acervo de livros de diversas áreas.
 Um auditório
15- Outros apoios acadêmicos
 Dez salas de aula;
 Quatro salas de professores – do curso Técnico em Agropecuária;
 Duas salas de professores- do curso Técnico em Informática;
 Duas salas de professores – do Ensino Médio;
 Três salas de projeção áudio-visual;
 Três laboratórios de processamento de produtos de origem animal e um
de origem vegetal.
 Três laboratórios (física, química e biologia)

16-Certificados e Diplomas
Após a integralização dos componentes curriculares que compõem o Curso
Técnico de Nível Médio Subsequente em Cooperativismo, na modalidade à
distância, será conferido ao estudante egresso o Diploma de Técnico em
Cooperativismo.

17- Referências
FERREIRA, Nildete M.C. Cooperativismo sob a ótica da economia solidária e
popular: algumas evidências no meio rural potiguar. Tese de doutorado
PPGSC/UFRN. Natal, 2010.
SABOURIN, Eric. Práticas sociais, políticas públicas e valores humanos. In: A
diversidade da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. pp
215-239.

SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Atlas da Economia
Solidária no Brasil. MTE/SENAES: Brasília, 2006.
ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ. Projeto Político Pedagógico do curso
Técnico em Informática, na modalidade subseqüente à distância, Mimeo,
Macaíba, 2011.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE.
Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Cooperativismo, modalidade
subseqüente. João Câmara. IFRN, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE- UFRN. Plano
Geral de Ação. Natal : 2007/2011


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