REUNIÃO DA APABV - 12 FEV 2016
Ao treze
(13) dias do mês de fevereiro de 2016, reuniram-se os/as associados/as da
APABV, na Escola Maria do Livramento, comunidade de Bebida Velha, Pureza/RN, para
discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta: 1- Informes: Luciana – Falou da finalização do projeto do qual ela
estava contratada, o “Mais XiqueXique”, que finalizou em dezembro, contudo, ainda
faltando atender a última meta: Criação do selo da cadeia produtiva para os
beneficiários do projeto. Para atender essa meta, o projeto foi prorrogado, e
será contratado/a um/a profissional a nível territorial para trabalhar com a
questão da criação do selo, porém, até o dado momento ainda não foi
apresentado/a o/a profissional. Luciana também enfatizou que o projeto de Ater
Mulher executado pela ONG CF8, com o apoio da APABV e ações integradas entre os
projetos “Mais Xiquexique” e “Economia Solidária/RN” para mobilização das
beneficiárias no município de Pureza tem enfrentado alguns desafios quanto a
documentação das últimas beneficiárias para fazerem parte do projeto. O problema é com relação as trocas constantes
de pessoal da Secretaria de Assistência Social, devido as mudanças da Gestão
Executiva ocorrida no município, compromete a funcionalidade da secretaria, e
por falta de uma “senha” que possa acessar o Cadastro Único e emitir a “Folha
Resumo” as beneficiárias do Ater Mulher não recebem o referido documento e compromete
que as mesmas tenham acesso a política. Eduardo (Dudu) – tratou da finalização
do Projeto “Cajucultura” que acompanhava agricultores e agricultoras na
comunidade de Bebida Velha e finalizou em dezembro/2015. Dudu disse que até o
momento não foi realizado o pagamento por parte da Coopapi a ele que prestou
serviços de Agente de Desenvolvimento Regional Sustentável – ADRS. Alice – falou
do Programa do Garantia Safra do município de Pureza que até o dia 12/02 (sexta
feira) não havia sido realizado o pagamento. A prefeitura tem até o dia 15/02 (segunda
feira) para realizar o respectivo pagamento e os agricultores poderem acessar a
política. Alice também informou que o edital para graduação em “Gestão de
Cooperativas” tem perspectiva para lançar até junho/2016. Bastos – informou que
a proposta de manifestação de interesse ao RN Sustentável através da COOPABEV
para construção de uma unidade de beneficiamento do pescado, foi aprovada e
aguarda demais etapas do processo. Visitas foram realizadas pelo articulador do
RN Sustentável, Dedé Luz, o qual tem apresentado parecer favorável pela
continuidade das etapas. Bastos também informou que o diretor do SEBRAE, o Sr.
Angelo Baeta o procurou e informou da funcionalidade do escritório regional do
Mato Grande em João Câmara e que logo vai marcar uma visita a agricultores e
agricultoras em Bebida Velha. Outro informe foi com relação ao curso de
“Cooperativismo” ofertado pelo IFRN João Câmara. O IFRN convidou a sociedade
civil no dia 11/02 para discutir e sugerir melhorias para a grade curricular do
curso. Segundo Bastos, esse momento foi bastante importante uma vez que o Mato
Grande tem se apresentado uma região com demandas de ações em cooperativismo. 2- Assuntos: # Reforma do Telecentro;
Larissa, Júnior e Marcos (Sorriso) deram início a reforma do telecentro e a
primeira parte da reforma é o telhado. Será necessário a compra de alguns
materiais, já autorizados. Marcos ficou responsável pela compra no depósito em
Santa Luzia e vai providenciar. Larissa convocou um mutirão para o próximo
sábado dia 20/02/2016 para que haja celeridade e finalizar a reforma. Ceiça
falou que ela e Dedé compraram o piso, rejunto e argamassa, e o valor foi
dividido em três parcelas no cartão de crédito. Após conclusão do teto, será
feito um mutirão para colocar o piso e portas e deixar o telecentro em
condições de funcionamento para a inauguração do Banco Comunitário Solidário, e
a sugestão é que as reuniões da associação passem a ser realizadas no
Telecentro, e não mais na escola municipal. Ceiça também enfatizou sobre os
empréstimos dos Freezer’s a Clayton e a Sônia. Já foram enviados dois ofícios, mas
até o momento não foi recebido propostas, e isto já tem aproximadamente dois
anos. Dessa forma, como a associação necessita de recursos para custear a
reforma do telecentro, levantou-se a proposta de Dedé falar com os responsáveis
pelos freezer’s levando dois carnês. Os carnês serão de cinco (05) parcelas de
R$ 200,00, o que totaliza o valor em de R$ 1.000,00 para cada responsável para
pagamento em cinco meses. Esta é uma forma de a associação ter o recurso para a
reforma e fazer esses bens retornarem a associação como de direito. Esta
proposta foi aprovada por todos os presentes. Alice, socializou sobre um “Curso
de Artesanato” oferecido pela APABV em parceria com uma artesã de Santa Luzia.
O trabalho da artesã é com “Bucha de Coco” para produção de vasos e Xaxim para
plantas ornamentais. A artesã quer disseminar o conhecimento, e propôs a APABV
a realização de oficinas para associados/as. Neste sentido, a mesma irá
trabalhar com 20 pessoas, e decidimos que serão 10 vagas para a APABV e 10
vagas para o grupo de senhoras da Igreja Católica, uma vez que a associação tem
realizado atividades no centro pastoral da igreja, e isto caracteriza uma
excelente parceria, assim, justo que as vagas sejam distribuídas. Alice também
tratou da festa das crianças. Defendeu que seja realizada no dia 09 de outubro,
em virtude do dia das crianças (12) ser numa quarta-feira. A sugestão foi
também devido a um grupo de motociclista terem interesse em ser um parceiro
para a realização da festa, e em meio de semana não seria possível para o
grupo. Outra questão é que teremos as eleições municipais, e em virtude desses
fatores foi decidido por todos os presentes a realização da festa das crianças
para o dia 09 de outubro de 2016. Outro ponto discutido foi com relação ao
planejamento da APABV, este, Alice sugeriu que seja realizado no segundo sábado
do mês de março durante o dia, e não haver a reunião a noite. O planejamento já
comtemplará a reunião do referido mês. Larissa
e Angélica se colocaram à disposição para facilitar o planejamento. E para
finalizar, Ceiça socializou que o edital para o processo seletivo do/a Agente
de Desenvolvimento local – ADS está pronto, contudo, só será lançado a partir
do momento em que o recurso estiver na conta da associação para que haja a
contratação do/a agente, e se inicie as atividades correlatas aos serviços
financeiros na comunidade de Bebida Velha. O processo seletivo ocorrerá com uma
equipe de seleção, nesta, Lidiane Freire foi convidada a participar haja visto
a sua ampla e exitosa experiência e referendada no âmbito da Economia
Solidária. Ceiça informou que dia 25 Elenita da incubadora estará realizando uma
oficina com os/as candidatos na comunidade de Bebida Velha, e que este será
também um momento de tirar as dúvidas e ver questões de prazos para dar início
aos processos de finalização para a inauguração do banco. Sem mais a tratar e
todos os assuntos discutidos e encaminhados, encerrou-se a reunião com um boa
noite a todas/os.
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