Planejamento anual

A difícil arte de planejar dentro de um empreendimento coletivo

 Como bons brasileiros nós gostamos de planejar? (   )  verdadeiro (   ) falso. Bem, seja qual for a resposta o fato é que planejar dá rumo as ações a serem desenvolvidas, por que um filme sem roteiro sabe "Deus o final"...não é mesmo?
A difícil tarefa de reunir pessoas que deveriam pensar estrategicamente os rumos e ações de um empreendimento coletivo. Talvez as pessoas não gostem de estarem a frente para fazer as realizações que suas vidas necessitam, ou gostem de ficarem em frente a televisão, onde não se tem o trabalho de pensar nada, pois esta lhe mostra a imagem e voz, dizendo-lhe: "Compre isto, faça assim, ande assim, trabalhe aqui, assista o próximo programa" dai por diante. Mas sem achar culpados, o que temos é muita dificuldade de encontrar pessoas que realmente querem mudar sua vida "TRABALHANDO", pois trabalhar é duro, árduo, sem contar os exemplos que temos dos "DESGOVERNANTES" que elegemos. É, DESGOVERNANTES, se fossem de fato GOVERNANTES, pensariam nos seus eleitores, nos cidadãos e cidadãs que lhe confiaram um cargo,  o qual não podemos exercê-lo diretamente, mas quando chegam lá, aja falcatruas, pensamentos individualistas, enriquecimento ilícito, entre outros arranjos. É o que não PLANEJAMOS, o eleito dá as costas ao eleitor, é o que de fato acontece.
Logo fica a reflexão: é por isso que não planejamos? vem daí o medo de achar que as coisas são assim mesmo? que não muda? que se quiserem fazer fazem, senão tá bom assim.
Meus caros, PLANEJAR é mais do que indecisões, planejar é decidir o que queremos fazer no nosso futuro, sim nosso futuro. Quando deixamos de planejar estamos melindrando com expectativas, entusiasmos, boas ações e deixando que outros o façam por nós. Acredite que eles fazem, o melhor para o futuro deles, é lógico. "Quando não se sabe o que quer, ficamos sujeitos ao querer dos outros". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV