PEIXE DE QUALIDADE NA SEMANA SANTA

Na comunidade de Bebida Velha, há dois grupos de criadores de Tilápias, ambos compõe o Pólo da Tilápia do Mato grande, projeto fomentado pela ARCO Mato Grande com o apoio do MPA/UFRN entre outros...tem colhido alem de bons resultados, muita inovação através dos experimentos desenvolvidos com os parceiros. 
Desesca na semana santa. Rodrigo mostrando o resultado cultivado por seis meses de muito trabalho.
                                                   

 Bastos mostrando os camarões, fruto do policultivo.





Rodrigo e o resultado de se acreditar em novos métodos...a juventude que luta para permanecer no campo.

As Tilápias...

 Nem tudo são "flores", se faz necessário que além do trabalho árduo, o poder Público, através das Politica Públicas tenha outro olhar sobre as atividades desenvolvidas no meio rural. Facilitação dos financiamentos e créditos, juros mais baixos, prazos mais alongados e fomento a estruturas que viabilizem a agregação de valor ao produto in natura. 
 Integração entre os grupos produtores do P.A. Aracati e de Bebida Velha.
 Passando o arrastão.
 Após a passada do arrastão,
 Vê-se o resultado. Muito peixe.
de encher caixas...

 ...redes...
 mais caixas e carro...
 Eis uma dupla batalhadora, aguerrida e solidária...
Apesar da situação ter dado uma relativa melhora, os pequenos produtores ainda são tratados com as mesmas regras de mercados e os mesmos mecanismos dos grandes conglomerados processadores de matéria-prima. O ganho social de uma atividade bem fomentada no campo, torna-se imensurável quando se observa: evitar o exôdo para as periferias das cidades, geração de trabalho e renda localmente, geração de postos de trabalho, criando integração de cadeias produtivas locais e regionais, incrementação nas vendas de insumos e equipamentos para o comércio regional, educação e aprendizado, desenvolvimento de tecnologias sociais...estas ações abre um leque de possibilidade, desde de que bem trabalhadas pelos beneficiados e se forem bem assistidas e com um olhar diferente pelo poder público e até diria que pelo próprio poder público local, que assiste de forma ausente uma experiência tão exitosa.
Parabéns aos grupos, apesar de terem muitas dificuldades, continuam acreditando no poder da transformação pela força do trabalho e apoio de parceirias, apesar de remarem contra uma maré de pretenciosos e arrogantes representantes públicos.

Por JOSÉ DE ARIMATÉIA SILVA. 08 de maio 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV