PRONAF, PRA QUE SERVE?

Alguns agricultores não valorizam algumas políticas públicas por diversos fatores. Há os que se mantem fiéis a dizeres como "Crédito é para rico", ou "o banco vai emprestar dinheiro para pobre", e por ai afora. Também tem os que pegam dinheiro junto ao banco e não empregam no que de fato foi acordado, fugindo do propósito estabelecido. 
Que a burocracia emperra e desestimula é fato, cabe ao agricultor(a) buscar muita informação e ter um saco gigante de paciência.
O PRONAF é um exemplo que o homem do meio rural, o agricultor familiar os micros e pequenos produtores rurais tem algumas formas de financiarem sua produção, aos que realmente trabalham, que praticam a agricultura no seu dia a dia.
Conheço um exemplo de pessoa, que congrega inteligência com a disponibilidade das políticas públicas e todos os seus vieses de burocracia e muita demora..."mas quem precisa, tem que se sujeitar a algumas regras, embora pessoalmente acho que nós brasileiros estamos sob a égide de provar que somos honestos, pois tratam a todos como desonestos até prova contrária..." Infelizmente não trazemos na testa que somos pessoas de índole reta, de moral acima de qualquer suspeita, enfim, a todo momento temos que provar de todas as formas imagináveis, que somos honestos.
Bastos é uma dessas pessoas persistentes, capaz, questionador, se adapta as regras do jogo para se inserir. 
O diferencial é que Bastos traz consigo o querer de realizar, como também tenta trazer junto os que tem o mesmo objetivo ou sonho. Alguns enfrentam as barreiras, outros preferem ficar onde estão sem fazer qualquer sacrifício para mudar sua realidade.
O município de PUREZA/RN, ficou fora do decreto de calamidade devido a seca. Mas o município de Touros entrou, e então nosso amigo Bastos, que tem os viveiros de Tilápias neste município, acessou o crédito por lá...e deu certo, as fotos abaixo mostra o investimento que está fazendo com o dinheiro, integrando criação de tilápia com irrigação...demonstrando que alguns sacrifícios valem a pena, principalmente para que acredita primeiro em si e conta com apoio e ajuda de vários parceiros, pessoas e entidades, órgãos e o próprio governo.
Tanques escavados para criação de tilápias PRONAF Variável...
Veículo Doblo para comercialização das tilápias PRONAF Mais Alimentos...
Investimento em irrigação PRONAF Estiagem...
Bastos acredita na força da organização, na busca de informação e das parcerias construídas com a UFRN / EAJ / ARCO MATOGRANDE / IFRN / APABV / EMATER / COEP / FBB / EMPARN / CONAB ...todos de alguma forma já desenvolveram algum trabalho ou projeto em Bebida Velha, distrito do município de PUREZA, podemos ter esquecido de citar algum, mas reconhecemos a todos que contribuíram tanto com a nossa comunidade quanto com o amigo Bastos.


 A água sai dos viveiros, escorre por um canal até o tanque reservatório, é muita água sendo desperdiçada, diria que sem um aproveitamento correto...
água fertilizada...com micro organismos...
 A água dos viveiros ainda não é aproveitada para a irrigação...

 São milhões de litros de água dos seis tanques escavados (Viveiros)...
 e muita terra que poderia produzir, desde que tivesse um sistema de irrigação...
o que permitiria uma produção continua de produtos que poderiam estar alimentando alunos da rede pública tanto municipal quanto estadual através do PNAE.



 Aqui entra o crédito..
 para a compra dos insumos e materiais...
 que fomentarão a ideia de produzir alimentos através do solo irrigado...
 O projeto foi elaborado pelo próprio investidor (Bastos)...e a assessoria técnica...
 O sistema integrará (Tilápias peixe / água dos tanques e do poço / produção de alimentos / criação de pequenos e médios animais...
 o terreno e a escavação para cobrir o tubos...
 exemplo de integração...(consórcio)

 é o Pronaf auxiliando a quem tem disposição de enfrentar obstáculos...vencer burocracia...na busca de uma melhor qualidade de vida na zona rural...

 Hoje a tilápia é vendida nas feiras de Pureza, Taipu e Poço Branco além de algumas feiras de Natal. Na semana Santa, boa parte da produção é vendida a EMATER regional pelo compra direta local, modalidade do PAA.
 Este terreno terá um futuro de produção, pois o elemento essencial a vida virá dos tanques de tilápias ou do poço artesiano..
 e será um celeiro de produção vegetal e animal...
 o trabalho é árduo...
 mas com ajuda e parcerias é possível de ser realizado...
 desde que se dedique e acredite que é possível através do trabalho mudar sua realidade...trabalhando de sol a sol...


Abraão filho do Bastos, tem o exemplo do seu pai...para mudar seu futuro...
Seu sonho pode ser realizado, basta que vc tenha persistência, paciência, informação, senso coletivo e sempre contar com parcerias...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV