2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – Etapa Territorial - MATO GRANDE


 O Consultor do Projeto Economia Solidária RN, participou hoje (18) da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – Etapa Territorial, ocorrido na Estação Cultural (Estação do trem), na Cidade de Ceará Mirim/RN, junto com os Agentes de Desenvolvimento Solidário João Paulo e Maria Katiana, onde foi dado o informe sobre o Edital do Projeto e realizada algumas inscrições e agendado algumas reuniões em municipios do Território. 















 O território do Mato Grande escolheu hoje 27 delegados para a etapa regional.
A conferência territorial debateu questões estratégicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário do território do Mato Grande. Com a finalidade da construção de proposições que vão subsidiar a elaboração, revisão e/ou qualificação dos Planos Municipais e Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Além da construção de proposições para os Planos Municipais e Territoriais, também foram selecionadas proposições para a conferência estadual.
A 2ª Conferência tem como objetivo, a construção, de forma participativa, de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), na qual estiveram envolvidas representações das diversas instâncias de governo - federal, distrital, estadual e municipal - e da sociedade civil organizada.
           
Após meses de discussão, com a colaboração de todos e todas e apoios dos diversos atores e atrizes tanto interno e externo ao Território do Mato Grande. Enfim, ocorreu hoje na Estação Cultural de Ceará-Mirim/RN a Conferência Territorial do Mato Grande. Nos reunimos 115 atores e atrizes do Mato Grande para discutir, propor, construir qual é? como é? e como será o Desenvolvimento Rural Sustentavel e Solidário para o Mato Grande...Como pensar os Eixos: Desenvolvimento Socioeconomico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agoecologia; Reforma Agrária e Democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; Abordagem Territorial com Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida; Gestão e Participação Social; Autonomia da Mulheres; Autonomia e Emancipação da Juventude Rural; Promoção do Etnodesenvolvimento. Tratando democracia, solidariedade, divesidade, sustentabilidade, inclusão, igualdade, soberania, . Qual a visão de futuro para o Rural brasilieiro. Como faremos o Planejamento do Brasil Rural com Gente, a importância da agricultura familiar na produção e ocupação de mão de obra no campo, sendo responsável por 10% do PIB brasileiros; por 70% dos alimentos que chegam a mesa dos brasileiros; Incluindo a ocupação de 75% da mão de obra no meio rural com a utilização de menos de 1/4 da terra agricultável no país...Como lidar com as ameaças e os desafios, para isso os agricultores e agricultoras, assessoria técnica e poder público se encontram na conferência para discutir, analisar, propor e criar meios e condições necessárias, viáveis e compativeis com as dimensões: social, educacional, economica, politica, ambiental. Os trabalhos aconteceram de forma intensa, poucos transtornos, mais o resultado compensou...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV