INAUGURAÇÃO DO BANCO COMUNITÁRIO DE PUREZA - BCP



INAUGURAÇÃO DO BANCO COMUNITÁRIO DE PUREZA - BCP

         A comunidade de Bebida Velha, no município de Pureza, situado a 65 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, inaugurou a segunda experiência de Banco Comunitário e moeda social, criados dentro dos princípios e valores da Economia Solidária no Rio Grande do Norte. A experiência é fruto do acesso ao edital de fomento e ampliação de experiências de finanças solidária, lançado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e executado pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária – ITES da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A experiência teve origem na vontade dos membros da comunidade de Bebida Velha, através da Associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha - APABV, que através da ITES/UFBA e da Associação de Apoio as Comunidades do Campo do RN – AACC, do Projeto Economia Solidária RN, também da SENAES e executado pela Secretaria de Estado da Habitação, Trabalho e Assistência Social – SETHAS, do Projeto Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDET/UFRN, recebeu capacitação e formação para a operacionalização do Banco Comunitário e também do Banco Solidário de Gostoso – BSG, a primeira experiência de finanças solidária do RN, onde foram realizados intercâmbio, além da participação em encontros nacional e internacional de moedas social e banco comunitários. A experiência também contou com outros parceiros locais e territoriais.
         O público alvo do Banco Comunitário de Pureza – BCP é todo e qualquer morador que esteja no território de atuação do banco (agricultores (as) familiares, pescadores (as), comerciantes, feirantes, grupos produtivos, jovens, artesãos, mulheres, prestadores de serviço e revendedores) e que o mesmo para ser criado contou com a participação e o apoio da população local, das entidades de apoio a agricultura familiar do município, da entidade gestora a APABV. O banco integrará a Rede de Bancos Comunitários do Brasil.
         A moeda social do Banco Comunitário de Pureza é a “cristalina” com equivalência ao valor do real, e estão disponíveis em cédulas de 50 centavos, 1, 2, 5 e 10 Cristalinas. As normas de utilização estão imprensas em cada uma das centenas de notas de cristalinas, que circularão inicialmente nas comunidades de Bebida Velha, Lagoa da Prata, Golandin e Assentamento Paulo Freire III, e em todo o município na próxima etapa.

         Além de ser uma marca positiva para as comunidades, as “Cristalinas” também são seguras do ponto de vista de assaltos, pois a moeda só circula em comunidades onde se tem beneficiários e empreendimentos cadastrados. Este conceito funciona para evitar que sejam roubadas ou fraudadas.
Os serviços e produtos que serão ofertados a comunidade pelo Banco Comunitário de Pureza -BCP, são: crédito para produção, consumo e futuramente correspondente bancário, situação a ser dialogada em possível parceria com a Caixa Econômica Federal – CEF.
         A inauguração do Banco Comunitário de Pureza - BCP, que será gerido pela Associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha – APABV, ocorreu com a realização de um seminário sobre Economia Solidária e Finanças Solidária, com a presença do professor do IFRN Macau, Diogo Rego, de  Simaia Barreto, da ITES/UFBA, mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, Fórum Potiguar de Economia Popular e Solidaria – FPES, EMATER Pureza, Incubadora OASIS, Incubadora INICIES, LABRURAL, todas da UFRN, Hagacy Virgínio, vereador de Rio do Fogo, COOPABEV, COAAFES, professores da EMML, do Centro Pastoral de Bebida Velha, membros da APABV, moradoras (es) da comunidade de Bebida Velha e adjacências. A inauguração se deu com o descerramento da placa do Banco Comunitário e um lanche solidário, onde foi realizada a primeira operação com a moeda social e cada produto foi vendido por uma “Cristalina”: sucos, bolos, salgados, biscoitos e frutas, tudo produzidos pelos associados (as) da APABV e da comunidade, com o objetivo de ampliar o lastro do Banco Comunitário.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV