ALUNOS DO IFRN CAMPUS ZONA NORTE NATAL VISITAM A COMUNIDADE DE BEBIDA VELHA

ALUNOS DO IFRN CAMPUS ZONA NORTE NATAL VISITAM A COMUNIDADE DE BEBIDA VELHA - sábado 16 de dezembro de 2017.

Através da professora Denise Momo, IFRN-ZN-Natal, os alunos/as estiveram visitando as iniciativas sociais desenvolvidas na comunidade de Bebida Velha, município de Pureza/RN pela Associação dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha - APABV, Banco Comunitário Fontes de Desenvolvimento de Pureza - BCP, Viveiro de mudas, pela Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha - COOPABEV, que juntos fomentam iniciativas individuais e coletivas como acesso a crédito, acesso a informação e busca do conhecimento para o empoderamento dos agricultores/as familiares da comunidade. A visita foi acompanhada pelas associadas Maria Conceição B. Silva (Ceiça), Alice B. da Silva e Sebastião Nunes da Cruz, o "Bastos".

A visita se deu em três etapas, sendo: Visita a sede da APABV onde funciona também o Banco Comunitário e a COOPABEV. Ceiça e Alice fizeram uma apresentação de como funcionam e foram implantadas estas entidades e sua finalidade e objetivos, missão e visão. Após esse momento onde os alunos foram apresentados ao Banco Comunitário e sua moeda social a "cristalina".     





 


 

O momento seguinte foi uma visita a unidade de produção familiar da familia Nunes, e também associado, Sebastião Nunes, que produz Tilápias com o reuso da água para irrigação do sitio, onde se produz banana, macaxeira, batata, hortaliças entre outros produtos. 

 

 

 

O terceiro momento foi a visita ao viveiro de mudas, seja frutiferas ou ornamentais. Neste espaço o sr. Rivanildo deu detalhes de como funciona o plantio e o cultivo das mudas, que são vendidos e também doados a comunidade. 

 


O quarto momento foi a experiência de uso de águas cinzas, ou aguas vindas do uso das pias, máquina de lavar roupas, banho e de uso domésticos. A D. Edileuza e seu esposo recebeu os visitantes e também deu os detalhes e a importância deste modelo que contribui e muito com o meio ambiente e na conservação dos recursos naturais, principalamente no que tange o uso da água e a não contaminação do solo. 



  


 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Os alunos seguiram para a sede do município para visitarem a (cachaçaria) artesanal "extrema".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL - Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais e Economia Solidária do Mato Grande.COOAFES

Tecnologia Social - Máquinas de corte de castanha de caju.

Unidade de Beneficiamento de Pescado COOPABEV